top of page

VIRA LATA

2024, 29', Direção: Tom Sarrat

Documentário, média-metragem

Durante um dia, a vida de uma cooperativa de reciclagem no Parque Raposo Tavares, São Paulo. Por trás de cada monte de lixo, não apenas máquinas, mas mulheres e homens, com suas histórias, personalidades e lutas diárias

Trabalhei como montador, co-roteirista e técnico de som direto

cartaz por Miguel Moreno

​​​Participei desde a concepção, até a finalização deste documentário observativo, feito para a disciplina de Documentário II (orientação Henri Pierre Gervaiseau) e concluído na disciplina de Montagem II (orientação Cecília Antakly de Mello) no curso de cinema da USP.  

Utilizei técnicas de montagem associativa e narrativa para contar, sem o uso de palavras, sobre todo o funcionamento da cooperativa. A montagem rítmica e plástica serviu para tornar sensorial e imersiva a experiência do trabalho, e a conotação poética para garantir uma visão humana e sensível sobre os personagens trabalhadores.

tremular.jpg

TREMULAR

2024, 05', Direção: Alex Brito

Ficção, curta-metragem

Léia, uma ex-detenta, compartilha a sua história, relatando seus traumas e a relação com seu filho. Através de seu corpo, ela exprime a liberdade recém conquistada.

Trabalhei como montador, técnico de som direto, editor de som e assistente de elétrica

Curta realizado como parte do Projeto Meu Olhar do Canal Futura.

 

​​De inspiração em "Jogo de Cena", de Eduardo Coutinho, o filme exigiu uma montagem que brincasse com a relação entre encenação e documentário. Para isso, utilizei-me da variação de proximidade dos enquadramentos para obter um efeito de dramaticidade ficional, mesmo com o cenário e o dispositivo que mimetizavam a entrevista. Na segunda parte do filme, compus a coroegrafia da atriz através de um material extenso de improvisações corporais, criando uma trajetória metafórica dos movimentos que emulavam a trajetória pessoal da personagem.

AGULHAS

2024, 05', Direção: Nandê Caetano

Ficção, curta-metragem

Um pátio de escola. Uma garota fura seus dedos com uma agulha, mas sua amiga tenta impedí-la

Trabalhei como montador e consultor de montagem na pré-produção

IMG-20250216-WA0001.jpg

Apoiado pela Lei Paulo Gustavo - Limeira-SP 2024. Filmado em 16mm e finalizado digitalmente.

Através da montagem paralela, intercalei as cenas do cotidiano da escola com os planos próximos da garota furando seus dedos, ao mesmo tempo em que explorava o espaço do pátio até encontrar o local onde a cena dramática se desenrola. Assim, apresentei o espaço e temática do filme para desenvolver em seguida a cena dramática. Concluí o filme com planos reutilizados do início, reforçando sua ciclicidade seu tom perturbador.

Screenshot_20250216_175215_Gallery.jpg
Screenshot_20250216_175402_Gallery.jpg
Screenshot_20250216_175341_Gallery.jpg

VIGÍLIA

2024, 06', Direção: Pedro A. Vidal

Experimental, curta-metragem

Um homem acorda num galpão abandonado. Um ruído estranho o perturba cada vez mais, enquanto ele vaga pelas ruas da cidade

Trabalhei como montador e ator principal

Realizado para disciplina do curso de cinema da ESPM, misturando câmeras profissionais com handycam digital de baixa resolução.

 

Graças à abertura do roteiro e da direção, e o aspecto improvisacional do material, tive muita liberdade no processo de montagem. Pude contruir a descoberta gradual do espaço do galpão, usando de fades para jogar com a geometria dos objetos e espaços. No momento da corrida na rua, utilizei dos fades e cortes rápidos para refletir a sensação de desorientação e paranoia da persoangem. ​​​

São Paulo - SP
contatoandreqp@gmail.com

bottom of page