Revisão crítica de Humberto Mauro (1927 – 1933): oposições, continuidades e contradições entre campo e cidade, tradição e modernidade
- André Quevedo Pacheco
- 23 de set.
- 2 min de leitura
RESUMO: Este artigo realiza uma revisão crítica dos filmes Thesouro Perdido (1927), Braza Dormida (1928), Sangue Mineiro (1929) e Ganga Bruta (1933), todos de Humberto Mauro, com enfoque nas representações do campo e da cidade, da modernidade e da tradição, e nas contradições e mistificações ideológicas das obras. A partir da análise fílmica e do suporte dos autores que sistematizaram as principais linhas de força interpretativas da obra do cineasta, buscamos contrapor a especificidade das formas contraditórias com que cada filme mostra o choque e as continuidades entre moderno e tradicional nas suas representações do interior mineiro e da metrópole Rio de Janeiro. Assim, enfatizamos a rede de contradições ideológicas e estéticas ambivalentes e peculiares que permeiam essa fase inicial da obra maureana, principalmente em Ganga Bruta.
PALAVRAS-CHAVES: História do cinema brasileiro; Humberto Mauro; Revisão crítica; Modernidade e tradição; Cidade e campo.

Introdução
“Cinema é cachoeira”. Essa frase atribuída a Humberto Mauro (1897-1983), figura central do chamado Ciclo de Cataguases, propõe uma dialética emblemática das transformações do início do século XX. A frase justapõe termos a princípio contrastantes, estando o cinema no espectro da modernidade, do urbano, e a cachoeira no do tradicional e do bucólico. No entanto, como Jean-Claude Bernardet ressalta ao comparar filmes brasileiros que tematizam a natureza exuberante ou o desenvolvimento urbano, a cachoeira opera como uma imagem de síntese, uma figura retórica que aponta para os dois vieses. Ela seria “(...) simultaneamente a expressão deslumbrante da natureza intocada e a promessa de energia.” (1980, p. 144). Entre a modernidade e a tradição, tanto oposições quanto harmonias contraditórias serão objeto de diferentes representações na obra de Mauro, e uma chave de leitura recorrente nos estudos sobre sua filmografia.
Comentários